Chat
quarta-feira, 28 de julho de 2010

Há algo nas aranhas que dá arrepios na maioria das pessoas, incute um sentimento de medo e ódio ao ver uma. É como se houvesse uma parte do cérebro humano que percebe a forma de uma aranha como ameaçadora. Talvez os sentimentos profundos quando vemos uma aranha são ecos de uma resposta comportamental humana antiga conhecida como instinto. A maioria dos milhares de espécies de aranhas na terra tem um veneno que é praticamente inofensivo para os seres humanos, mas existem algumas espécies que carregam veneno mortal.

Mas a aranha Goliath comedora de pássaros é bastante inofensiva para os seres humanos, assim como a maioria das espécies de tarântulas. O maior registro que se tem notícia do seu tamanho foi um pouco mais de 11 centímetros de largura - tão grande como um prato! Elas carregam o veneno em suas presas e foram conhecidos por picar os seres humanos quando ameaçados, mas o veneno só provoca inchaço e leve dor por algumas horas (como uma picada de vespa).As mordidas de Tarântula para os seres humanos são geralmente em auto-defesa e nem sempre contêm veneno - que é conhecido como uma mordida "seca".


Uma característica fascinante da Goliath, bem como algumas espécies de tarântula é sua capacidade de fazer barulho. Nós normalmente não associamos aranhas com o ruído, como fazemos com os cães, gatos, pássaros, etc Estamos acostumados a ver aranhas silenciosa e furtivamente se arrastando pelas paredes, pisos e calçadas. Mas quando se sente ameaçada, a Goliath é capaz de fazer um barulho muito alto, esfregando as cerdas em suas pernas juntas. Chamado estridulação, pode ser alto o suficiente para ser ouvido até 15 metros de distância!
0 comentários:
Postar um comentário